Meu casamento

Meu casamento

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Como usar os termos "Este" ou "Esse"

Dúvidas Frequentes
"Esse" ou "Este"?
"Esse" é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados. Por exemplo:  A Terra gira em torno do Sol. Esse movimento é conhecido como translação.
"Este", por sua vez, introduz uma ideia nova, ainda não mencionada. Por exemplo:
Esta ideia de presente é interessante: uma joia.
"Este" também pode indicar proximidade do falante, enquanto "esse" nos dá a ideia de proximidade do ouvinte. Vejamos as frases:
a) "Este casaco me pertence".
b) "Quando você comprou esse casaco que está usando?".
Em (a), o casaco é de quem fala e, portanto, está mais próximo dele.
Em (b), o casaco é do ouvinte.
- Os dois termos são classificados como pronomes demonstrativos e são usados quando o falante quer esclarecer a identidade de um referente (nome), retomar conteúdos e localizá-los no tempo e no espaço. Entre essas funções, a mais importante é a de retomar ideias já mencionadas e ajudar na articulação do texto.
- No discurso, os pronomes demonstrativos são eficientes elementos de coesão entre o que se está falando e o que já foi ou irá ser dito adiante. Devemos usar "este" e suas flexões para adiantar o que se vai dizer ou para remeter a um termo imediatamente anterior. Por exemplo:
Você conhece estes versos: "Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá..."?
Não sei qual o melhor lugar para morar: zona rural ou zona urbana? Acho que esta (última = zona urbana) oferece mais opções de trabalho e estudo.
Quando falei com Maria, esta ficou extremamente feliz.

- Outro caso importante ocorre quando queremos retomar elementos já mencionados utilizando os pronomes demonstrativos. Por exemplo:
O amor, o respeito e a gratidão devem fazer parte da vida do homem. Aquele, por impedir o ódio, esse, por demonstrar educação e este por promover a solidariedade. 

- Na elaboração de cartas, os pronomes demonstrativos "este", "esta" referem-se ao local em que se encontra quem está escrevendo a carta. Os pronomes demonstrativos "esse", "essa" referem-se ao local em que se encontra o destinatário. Por exemplo:
Este município tem o prazer de convidar todos os agricultores dessa cidade para participar da Festa do Moranguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário