1-Leia esta tira:
a) Quantas orações há na fala da zebra no 1º
quadrinho?
b) Qual é a conjunção que liga essas orações?
c) Que ideia essa conjunção exprime nessa situação?
d) No segundo quadrinho há uma oração subordinativa
final. Transcreva-a.
2-Classifique as orações subordinadas adverbiais
presentes nos períodos a seguir.
a) Se furo sinal,
o guarda me toma a carteira de chofer.
b) Ninguém visitara a
Senhora Stevens depois que lhe entregara o jornal.
c) Quase não contive o
riso quando ele me entregou o relógio.
d) O relógio foi
limpo antes de me ser enviado.
e) Eu acusava meu
amigo de usar uma desculpa esfarrapada para que eu não percebesse seu
fracasso.
3-Leia o trecho do poema a seguir.
O dia da criação - II
Há uma
impassível lua cheia
Porque hoje é sábado.
Há damas de todas as classes
Porque hoje é sábado.
Umas difíceis, outras fáceis
Porque hoje é sábado.
Há um beber e um dar sem conta
Porque hoje é sábado.
Há uma infeliz que vai de tonta
Porque hoje é sábado.
Há um padre passeando à paisana
Porque hoje é sábado.
Há um frenesi de dar banana
Porque hoje é sábado.
Há a sensação angustiante
Porque hoje é sábado.
Porque hoje é sábado.
Há damas de todas as classes
Porque hoje é sábado.
Umas difíceis, outras fáceis
Porque hoje é sábado.
Há um beber e um dar sem conta
Porque hoje é sábado.
Há uma infeliz que vai de tonta
Porque hoje é sábado.
Há um padre passeando à paisana
Porque hoje é sábado.
Há um frenesi de dar banana
Porque hoje é sábado.
Há a sensação angustiante
Porque hoje é sábado.
Vinícius
de Moraes
a) Qual tipo de oração
subordinada estrutura o poema?
b) O que o eu poético
revela por meio da repetição dessa oração?
4-
Agora, complete as frases com as palavras mas oumais.
a) De vez em quando, sempre dá briga
no jogo, ________ é normal.
b) Coloque __________ açúcar,
_________ não deixe o suco muito doce.
c) Gosto muito de dançar, _______
detesto quando pisam no meu pé!
d) É muito ____________ divertido
brincar ao ar livre, ________ só quando esta fazendo calor!
e) Sara está doente. ________ será
que ela tem se alimentado bem?
f) Hoje estou cansada, __________
ainda preciso estudar.
g) Talvez ele esteja ___________ animado
amanhã, _________ hoje ele está muito triste.
h) Saber o que você falou de mim não
é __________ importante. _________ gostaria que você parasse com isso.
i) ___________ você está errado
quando diz que ela não gosta __________ de sair contigo!
Avaliação de leitura e interpretação
8º ano
Sobre a minha mesa, na redação do jornal,
encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de
quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as poças
de água. É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha
mesa, em pleno coração da metrópole?
Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as
estranhas e minúsculas mandíbulas. Estava morrendo de sede, talvez pudesse
salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o até o ba-nheiro. Depois de acomodá-lo a
um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e
suas asas. Permaneceu imóvel. É, não tem mais jeito — pensei comigo. Mas eis
que ele se estremece todo e move a boca molhada. A água tinha escorrido toda,
era preciso arranjar um meio de mantê-la ao seu alcance sem contudo afogá-lo. A
outra pia talvez desse mais jeito. Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei
para a redação.
Mas a memória tomara outro rumo. Lá na minha terra,
nosso grupo de meninos chamava esse bicho de macaquinho voador e era diversão
nossa caçá-los, amarrá-los com uma linha e deixá-los voar acima de nossa
cabeça. Lembrava também do açude, na fazenda, onde eles apareciam em formação
de esquadrilha e pousavam na água escura. Mas que diabo fazia na avenida Rio
Branco esse macaquinho voador? Teria ele voado do Coroatá até aqui, só para me
encontrar? Seria ele uma estranha mensagem da natureza a este desertor?
Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que o
servente o matasse. "Não faça isso com o coitado!" "Coitado
nada, esse bicho deve causar doença." Tomei-o da mão do homem e o pus de
novo na pia. O homem ficou espantado e saiu, sem saber que laços de afeição e
história me ligavam àquele estranho ser. Ajeitei-o, dei-lhe água e voltei ao
trabalho. Mas o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas, fui para casa sem
me lembrar mais dele.
GULLAR, Ferreira.
05. Ao encontrar um inseto quase morto em sua mesa, o
homem
(A) colocou-o dentro de um pote de água. (B)
escondeu-o para que ninguém o matasse.
(C) pingou água sobre sua cabeça. (D)
procurou por outros insetos no escritório.
06. O homem interessou-se pelo inseto porque
(A) decidiu descansar do trabalho cansativo que
realizava no jornal. (B) estranhou a presença de um inseto do mato em plena
cidade.
(C) percebeu que ele estava fraco e doente por
falta de água. (D) resolveu salvar o animal para analisar o
funcionamento do seu corpo.
07. A mudança na rotina do homem deveu-se
(A) à chegada do inseto na redação do
jornal. (B) ao intenso calor daquela tarde de verão.
(C) à monotonia do trabalho no
escritório. (D) à transferência de local onde estava o inseto.
04. Em "Não faça isso com o coitado!", a palavra
sublinhada sugere sentimento de
(A) maldade (B)
afeição (C) desprezo (D) esperança
08. A presença do inseto na redação do jornal provocou no homem
Nenhum comentário:
Postar um comentário