Meu casamento

Meu casamento

domingo, 25 de novembro de 2012


1-Leia esta tira:
a)      Quantas orações há na fala da zebra no 1º quadrinho?

b)      Qual é a conjunção que liga essas orações?

c)      Que ideia essa conjunção exprime nessa situação?

d)     No segundo quadrinho há uma oração subordinativa final. Transcreva-a.


2-Classifique as orações subordinadas adverbiais presentes nos períodos a seguir.
a)     Se furo sinal, o guarda me toma a carteira de chofer. 
b)    Ninguém visitara a Senhora Stevens depois que lhe entregara o jornal
c)     Quase não contive o riso quando ele me entregou o relógio
d)     O relógio foi limpo antes de me ser enviado
e)     Eu acusava meu amigo de usar uma desculpa esfarrapada para que eu não percebesse seu fracasso.
 3-Leia o trecho do poema a seguir.

O dia da criação - II
Há uma impassível lua cheia
Porque hoje é sábado.
Há damas de todas as classes
Porque hoje é sábado.
Umas difíceis, outras fáceis
Porque hoje é sábado.
Há um beber e um dar sem conta
Porque hoje é sábado.
Há uma infeliz que vai de tonta
Porque hoje é sábado.
Há um padre passeando à paisana
Porque hoje é sábado.
Há um frenesi de dar banana
Porque hoje é sábado.
Há a sensação angustiante
Porque hoje é sábado.
            Vinícius de Moraes

a)     Qual tipo de oração subordinada estrutura o poema? 
b)     O que o eu poético revela por meio da repetição dessa oração? 

4-
 Agora, complete as frases com as palavras mas oumais.

a)   De vez em quando, sempre dá briga no jogo, ________ é normal.
b)   Coloque __________ açúcar, _________ não deixe o suco muito doce.
c)    Gosto muito de dançar, _______ detesto quando pisam no meu pé!
d)   É muito ____________ divertido brincar ao ar livre, ________ só quando esta fazendo calor!
e)   Sara está doente. ________ será que ela tem se alimentado bem?
f)     Hoje estou cansada, __________ ainda preciso estudar.
g)   Talvez ele esteja ___________ animado amanhã, _________ hoje ele está muito triste.
h)   Saber o que você falou de mim não é __________ importante. _________ gostaria que você parasse com isso.
i)     ___________ você está errado quando diz que ela não gosta __________ de sair contigo!
Avaliação de leitura e interpretação 8º ano

Sobre a minha mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as poças de água. É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, em pleno coração da metrópole?
Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas mandíbulas. Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o até o ba-nheiro. Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas. Permaneceu imóvel. É, não tem mais jeito — pensei comigo. Mas eis que ele se estremece todo e move a boca molhada. A água tinha escorrido toda, era preciso arranjar um meio de mantê-la ao seu alcance sem contudo afogá-lo. A outra pia talvez desse mais jeito. Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei para a redação.
Mas a memória tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava esse bicho de macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com uma linha e deixá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na fazenda, onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água escura. Mas que diabo fazia na avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria ele voado do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha mensagem da natureza a este desertor?
Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que o servente o matasse. "Não faça isso com o coitado!" "Coitado nada, esse bicho deve causar doença." Tomei-o da mão do homem e o pus de novo na pia. O homem ficou espantado e saiu, sem saber que laços de afeição e história me ligavam àquele estranho ser. Ajeitei-o, dei-lhe água e voltei ao trabalho. Mas o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas, fui para casa sem me lembrar mais dele.
GULLAR, Ferreira.
05. Ao encontrar um inseto quase morto em sua mesa, o homem

(A) colocou-o dentro de um pote de água.   (B) escondeu-o para que ninguém o matasse.
(C) pingou água sobre sua cabeça.   (D) procurou por outros insetos no escritório.

06. O homem interessou-se pelo inseto porque

(A) decidiu descansar do trabalho cansativo que realizava no jornal. (B) estranhou a presença de um inseto do mato em plena cidade.
(C) percebeu que ele estava fraco e doente por falta de água.  (D) resolveu salvar o animal para analisar o funcionamento do seu corpo.


07. A mudança na rotina do homem deveu-se

(A) à chegada do inseto na redação do jornal.   (B) ao intenso calor daquela tarde de verão.
(C) à monotonia do trabalho no escritório.   (D) à transferência de local onde estava o inseto.

04. Em "Não faça isso com o coitado!", a palavra sublinhada sugere sentimento de

(A) maldade   (B) afeição   (C) desprezo   (D) esperança

08. A presença do inseto na redação do jornal provocou no homem


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