Meu casamento

Meu casamento

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Vícios de Linguagem


Vícios de Linguagem

CACÓFATO 
É o som desagradável, obsceno.
- Hilca ganhou.
- Vou-me já.
- Ele marca gol.
- Boca dela.
ECO 
Repetição desagradável de terminações iguais.
- Vicente já não sente dores de dente tão freqüentemente como antigamente quando estava no Oriente.
OBS: O eco na prosa é considerado um vício, um defeito. Já na poesia é o fundamento da rima.
AMBIGÜIDADE 
É o duplo sentido.
- O cachorro do seu irmão avançou sobre o amigo.
PLEONASMO 
Repetição desnecessária de uma expressão.
- Criar novos…
- Hemorragia de sangue
- Subir para cima
- Panorama geral
- Antecipar para antes
Neologismo – Consiste na criação desnecessária de uma palavra:


      Na cidade onde moro, nos domingos à tarde, a galera costuma andar de carro no bobódromo.      

Atividades
1- Aponte o vício de linguagem:


     a – pleonasmo       b – eco  


      c – cacófato          

  (    ) Somente o padre Clemente rezava piedosamente.


(    ) Dividi a figura em duas metades iguais.     


(    ) Há alguns anos atrás não havia televisão. 


(   ) Esta situação, como a concebo, não pode durar muito.


(    ) Que receios ela tinha?


(    ) Sei muito bem que José é ébrio.


(   ) Os alunos entraram para dentro e o professor saiu para fora.


 (   ) Visitei a casa de minha amiga que dá os fundos dela para o mar.


2- Assinale a alternativa em que todas as proposições apresentam ambiguidade:


 I.    O Avaí venceu o Figueirense jogando em casa.


 II.   O pai viu o incêndio do prédio.


 III.  No momento, meu sentimento é de desolação.


IV.   Vi uma foto sua no aeroporto.


V.    Vi com meus próprios olhos a terrível cena do acidente aéreo.    


a) II, III, V                         c) III, IV, V 


b) II, III,                            d) I, II, IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário