Meu casamento

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segunda-feira, 16 de abril de 2012

Por que trabalhar com as tecnologias?

Há pouco tempo os educadores do Brasil têm usado as TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação1 em sala de aula. Através da mesma observa-se que dinamiza, motiva e conduz o aluno a descobertas dependo do uso e quais são os parâmetros que quer alcançar. As aulas tradicionalistas muito pouco se apropriam dos recursos que as TICs propiciam como elemento renovador das mídias no processo ensino-aprendizagem. Não é a salvação da Educação Brasileira, contudo tem contribuído para uma melhor socialização do direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.
 A presença das tecnologias, principalmente do computador nas escolas, tem levado as instituições de ensino e os professores a adotarem novas posturas frente ao processo de ensino e de aprendizagem.
Levy (1995) afirma que a informática é um campo de novas tecnologias intelectuais, aberto, conflituoso e, parcialmente, indeterminado. Nesse contexto, a questão do uso desses recursos, particularmente na educação, ocupa posição central e, por isso, é importante refletir sobre as mudanças educacionais provocadas por essas tecnologias, propondo novas práticas docentes e buscando proporcionar experiências de aprendizagem significativas para os alunos.
A importância das tecnologias na educação

Trabalhando com as tecnologias

Assim como os alunos não aprendem facilmente aquilo que eles desgostam, os professores também reagem da mesma forma. Só aprendemos coisas que queremos aprender, coisas que nos dão alguma satisfação, algum prazer, quando a aprendemos. Por isso, se você não aprender a ter prazer em dar uma aula melhor usando um novo recurso, nunca vai aprender a usar o recurso, e nem vai melhorar sua aula. E o que é pior: se você não aprende com prazer, então também não ensina com prazer e, por isso mesmo, não desperta o prazer no seu aprendiz. Tudo o que fazemos apenas por obrigação acaba caindo na vala comum da mediocridade. Ensino é paixão e o professor apaixonado pelo bom ensino é a melhor tecnologia que existe para ensinar.
Assim como na construção dos currículos para nossas aulas, nós, professores, precisamos também fazer escolhas sobre nosso próprio currículo, e precisamos entender que ele estará eternamente em construção. Integrar-se às TICs e incorporá-las em nossas práticas cotidianas e pedagógicas é parte do nosso próprio currículo atual, e já não podemos contar com nossos velhos professores para nos ajudar com isso!
A utilização das TIC´s com ênfase na aprendizagem volta-se para o desenvolvimento das habilidades, expectativas, interesses, potencialidades e condição de aprender; todas essências ao processo educativo autônomo. Os alunos são estimulados a se expressarem pelas suas próprias idéias, a desenvolver a autonomia e a capacidade de se sociabilizar e construir conhecimento, o que exige um novo papel do professor.
Papel este que, ao que tudo indica, tende a ser cada vez mais mediatizado. O professor tende a ser amplamente mediatizado: como produtor de mensagens inscritas em meios tecnológicos, destinadas a estudantes a distância, e como usuário ativo e crítico e mediador entre estes meios e os alunos (BELLONI, 2001, p.27).

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Jogos da nova ortografia

http://educarparacrescer.abril.com.br/regras-hifen/index.shtml

Game da Reforma Ortográfica

http://fmu.br/game/home.asp

Reforma Ortográfica

Alfabeto
• Nova Regra: O alfabeto agora é formado por 26 letras
• Regra Antiga: O 'k', 'w' e 'y' não eram consideradas letras do nosso alfabeto.
• Como Será: Essas letras serão usadas em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron, byroniano

Trema
• Nova Regra: Não existe mais o trema em língua portuguesa. Apenas em casos de nomes próprios e seus derivados, por exemplo: Müller, mülleriano
• Regra Antiga: agüentar, conseqüência, cinqüenta, qüinqüênio, frqüência, freqüente, eloqüência, eloqüente, argüição, delinqüir, pingüim, tranqüilo, lingüiça
• Como Será: aguentar, consequência, cinquenta, quinquênio, frequência, frequente, eloquência, eloquente, arguição, delinquir, pinguim, tranquilo, linguiça.

Acentuação
• Nova Regra: Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas
• Regra Antiga: assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, panacéia, Coréia, hebréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
• Como Será: assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico

Observações:   
• nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis.
• o acento no ditongo aberto 'eu' continua: chapéu, véu, céu, ilhéu.

• Nova Regra: O hiato 'oo' não é mais acentuado
• Regra Antiga: enjôo, vôo, corôo, perdôo, côo, môo, abençôo, povôo
• Como Será: enjoo, voo, coroo, perdoo, coo, moo, abençoo, povoo

• Nova Regra: O hiato 'ee' não é mais acentuado
• Regra Antiga: crêem, dêem, lêem, vêem, descrêem, relêem, revêem
• Como Será: creem, deem, leem, veem, descreem, releem, reveem

• Nova Regra: Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafas
• Regra Antiga: pára (verbo), péla (substantivo e verbo), pêlo (substantivo), pêra (substantivo), péra (substantivo), pólo (substantivo)
• Como Será: para (verbo), pela (substantivo e verbo), pelo (substantivo), pera (substantivo), pera (substantivo), polo (substantivo)

Observação:
• o acento diferencial ainda permanece no verbo 'poder' (3ª pessoa do Pretérito Perfeito do Indicativo - 'pôde') e no verbo 'pôr' para diferenciar da preposição 'por'

• Nova Regra: Não se acentua mais a letra 'u' nas formas verbais rizotônicas, quando precedido de 'g' ou 'q' e antes de 'e' ou 'i' (gue, que, gui, qui)
• Regra Antiga: argúi, apazigúe, averigúe, enxagúe, enxagúemos, obliqúe
• Como Será: argui, apazigue,averigue, enxague, ensaguemos, oblique

• Nova Regra: Não se acentua mais 'i' e 'u' tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo
• Regra Antiga: baiúca, boiúna, cheiínho, saiínha, feiúra, feiúme
• Como Será: baiuca, boiuna, cheiinho, saiinha, feiura, feiume

Hífen
• Nova Regra: O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por 'r' ou 's', sendo que essas devem ser dobradas
• Regra Antiga: ante-sala, ante-sacristia, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-romântico, arqui-rivalidae, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, extra-sístole, extra-seco, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, semi-sintético, supra-renal, supra-sensível
• Como Será: antessala, antessacristia, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirromântico, arquirrivalidade, autorregulamentação, contrassenha, extrarregimento, extrassístole, extrasseco, infrassom, inrarrenal, ultrarromântico, ultrassonografia, suprarrenal, suprassensível

Observação:
• em prefixos terminados por 'r', permanece o hífen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra: hiper-realista, hiper-requintado, hiper-requisitado, inter-racial, inter-regional, inter-relação, super-racional, super-realista, super-resistente etc.

• Nova Regra: O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal
• Regra Antiga: auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático, semi-embriagado, semi-obscuridade, supra-ocular, ultra-elevado
• Como Será: autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiautomático, semiárido, semiembriagado, semiobscuridade, supraocular, ultraelevado.

Observações:
• esta nova regra vai uniformizar algumas exceções já existentes antes: antiaéreo, antiamericano, socioeconômico etc.
• esta regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por 'h': anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo etc.

• Nova Regra: Agora utiliza-se hífen quando a palavra é formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal.
• Regra Antiga: antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus, microorgânico
• Como Será: anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus, micro-orgânico

Observações:
• esta regra foi alterada por conta da regra anterior: prefixo termina com vogal + palavra inicia com vogal diferente = não tem hífen; prefixo termina com vogal + palavra inicia com mesma vogal = com hífen
• uma exceção é o prefixo 'co'. Mesmo se a outra palavra inicia-se com a vogal 'o', NÃO utliza-se hífen.

• Nova Regra: Não usamos mais hífen em compostos que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição
• Regra Antiga: manda-chuva, pára-quedas, pára-quedista, pára-lama, pára-brisa, pára-choque, pára-vento
• Como Será: mandachuva, paraquedas, paraquedista, paralama, parabrisa, parachoque, paravento

Observação:
• o uso do hífen permanece em palavras compostas que não contêm elemento de ligação e constiui unidade sintagmática e semântica, mantendo o acento próprio, bem como naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas: ano-luz, azul-escuro, médico-cirurgião, conta-gotas, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, mal-me-quer, bem-te-vi etc.

O uso do hífen permanece
• Em palavras formadas por prefixos 'ex', 'vice', 'soto':    ex-marido, vice-presidente, soto-mestre
• Em palavras formadas por prefixos 'circum' e 'pan' + palavras iniciadas em vogal, M ou N: pan-americano, circum-navegação
• Em palavras formadas com prefixos 'pré', 'pró' e 'pós' + palavras que tem significado próprio: pré-natal, pró-desarmamento, pós-graduação
• Em palavras formadas pelas palavras 'além', 'aquém', 'recém', 'sem': além-mar, além-fronteiras, aquém-oceano, recém-nascidos, recém-casados, sem-número, sem-teto

Não existe mais hífen
• Em locuções de qualquer tipo (substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais): cão de guarda, fim de semana, café com leite, pão de mel, sala de jantar, cartão de visita, cor de vinho, à vontade, abaixo de, acerca de etc.
• Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa.

Consoantes não pronunciadas
Fora do Brasil foram eliminadas as consoantes não pronunciadas:
• ação, didático, ótimo, batismo em vez de acção, didáctico, óptimo, baptismo

Grafia Dupla
De forma a contemplar as diferenças fonéticas existentes, aceitam-se duplas grafias em algumas palavras:
• António/Antônio, facto/fato, secção/seção.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Artigos definidos e indefinidos II

Artigo definido e indefinido II

Artigos definidos e indefinidos

1) Complete as frases com artigos definidos:

a)_______ garoto ganhou a bicicleta que ele mais queria.

b)______ mesa foi reservada para a família da noiva. 

c) _______ vendedor conseguiu convencer o consumidor de que aquele produto era o melhor.

d)_____  amigos foram à churrascaria comemorar a aprovação.

e) ____ meninas chegaram ao shopping e foram direto ver as promoções.

f) ______ professora pediu para os alunos fazerem silêncio

Homônimos e Parõnimos

Atividades Complementares com Parônimos e Homônimos 1

                                                                                              1/3
1.  Copie e complete as frases com uma das palavras entre parênteses:
a)  O menino ________________ pela porta da cozinha e viu que o bolo estava
pronto. (espiou – expiou)

b)  Este sapato não tem mais _______________ ! (concerto – conserto)

c)  Vamos pegar uma _________________ de cinema? (seção – sessão)

d)  _____________ devagar, controlem o ar! (espirem, expirem)

e)  não vou mais usar este casaco. Ele está _________________. (ruço – russo)

f)  Irene está sempre de _____________ humor. (mal – mau)

g)  Ceder o _______________ aos mais velhos é obrigação de todos. (acento –
assento)

h)  Este ano, nosso imóvel foi pesadamente ________________ pela prefeitura.
(taxado – tachado)

i)  Por favor, onde é a ____________________ de produtos de limpeza? (seção –
sessão – cessão)

j)  É possível assistir a belos ________________ no Teatro Municipal. (concertos –
consertos)

2.  Transcreva as frases, mantendo apenas as palavras adequadas:
a)  O jornalista não pôs o acento/assento na palavra correta.

b)  O tapeceiro reformou o acento/assento da cadeira.

c)  Espero que eles viagem/viajem amanhã cedo.

d)  Espero que eles façam uma boa viagem/viajem.

e)  Tivemos que apertar o passo/paço para chegar antes da chuva.

f)  Combinamos de nos encontrar às sete horas, no Passo/Paço das Artes.

g)  Aquela menina monta sem sela/cela.

h)  É o carcereiro quem abre e fecha a sela/cela.

3.  Copie e complete o texto usando acendeu ou ascendeu.
Nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, um arqueiro paraolímpico
__________________ a pira olímpica de forma muito original: atirando uma flecha
incandescente que ____________________ aos céus em chamas.

4.  Reescreva as frases, utilizando uma das palavras entre parênteses.
a)  Muito se fala sobre a _________________ de juros no Brasil. (tacha – taxa)

b)A menina estava bonita: usava vestido e ______________ de fita no cabelo. (laço –
lasso)

c)  Preciso _________________ minha dívida com você. (saudar – saldar)

d)  Meu marido adora manjar com ameixa em _______________ (cauda – calda)

e)  A nossa avó gostava de _________________ na cadeira de balanço. (cozer –
coser)

f)  Os espanhóis fazem a _________________ depois do almoço. (cesta – sexta –
sesta)

g)  O jantar de ontem me fez muito _______________. (mal – mau)

h)  Eles servem suco com ___________________ de fruta congelada.

i)  Quando eu era pequeno saía para __________________ com meu pai. (cassar –
caçar)

j)  Havia muita ____________________ na estrada. (serração – cerração)

5.  Copie e complete as frases, escolhendo uma das parônimas entre parênteses.

a)  O rapaz acidentado está ________________ a ação de analgésicos poderosos.
(sob – sobre)

b)  Ao nos encontrar, fez um _________________ exagerado. (comprimento –
cumprimento)

c)  Dizem que lâmpadas ________________ fazem mal à saúde. (fluorescentes –
florescentes)

d)  O __________________ nas rodovias federais é volumoso nos feriados. (tráfego –
tráfico)

e)  O ___________________ de ontem não abalou nossa amizade. (acidente –
incidente)

f)  Ele fundou uma ONG que desenvolve ações de combate à
______________________ racial. (descriminação – discriminação)

g)  Uma nova crise de energia no Brasil é ___________________. (eminente –
iminente)

h)  Pompéia foi inteiramente coberta pela _______________ do vulcão Vesúvio. (larva
– lava)

i)  O erro passou ______________________ à maioria dos leitores. (despercebido –
desapercebido)

j)  As laranjeiras irão ____________________ e depois dar frutos. (fluorescer –
florescer)


6.  Transcreva as frases, mantendo apenas uma das palavras parônimas. Depois, dê o
significado da palavra escolhida.

a)  Ele nunca seria capaz de delatar – dilatar seus companheiros. 

b)  O excesso de peso fez a canoa imergir – emergir.

c)  Teve que infligir – infringir uma multa por excesso de velocidade.

d)  Minha tia me aconselhou a fazer tudo com a maior discrição – descrição.